quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Respeito para com o Nome do Eterno

O livro dos Salmos, em hebraico, traz uma curiosidade salutar. A numeração segue a ordem das letras do Alef-Beit: Um é o Álef, Dois é o Beit, e assim por diante, como se pode ver no relógio da ilustração deste artigo. Mas quando se chega ao Salmo 15, a numeração muda: onde deveríamos encontrar a combinação 10 + 5, encontramos 9 + 6. Por quê? Porque partiríamos ao meio o nome do Senhor - retiraríamos o Yud e o Hêi, primeira e segunda letras, da direita para a esquerda -, conforme consta no escrito abaixo do relógio, na ilustração. O mesmo se dá com o Salmo 16: consta a numeração 9 + 7, e não 10 + 6, porque o número seis é o Váv, que também está no nome do Eterno, como terceira letra.
Esse cuidado para não partir o Tetragrama Sagrado acontece também na numeração dos versículos 15 e 16 de cada Salmo, bem como nos mesmos versículos dos demais capítulos dos livros do Tanach, a bíblia hebraica.
Eis aí um saudável respeito para com o Nome Divino. (Prof. Ismar Dias de Matos, PUC Minas)

Obs: Dedico esse Artigo à Professora Elza Riedel - Grande Moráh - que tem me ajudado tanto na compreensão do Hebraico.

Um comentário:

  1. O povo de Israel mostrava o respeito e amor por seu e nosso Deus até na numeração. Isso é um convite para que nós sempre lembremos que o nosso Deus e Pai está sempre conosco.

    ResponderExcluir