quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Deus cria - o homem transforma!


No princípio Elohim criou Céus e Terra, diz o primeiro livro da Bíblia (Gênesis/Bereshit, cap.1,1). No começo de tudo, ou na “cabeça” (Reshit) de tudo, uma coisa nova (Beri’a) brotou (Bará) do nada. O Criador é o grande Boréh, o único (Ehad) que pode criar sem o uso de matéria prima pré-existente.
Está, aqui, uma ideia judeu-cristã da não-eternidade do mundo: o mundo não é eterno; foi criado, como professam os católicos no Credo. Elohim-Deus é Palavra criadora. A palavra é o querer de Deus (Salmo 33,6). Jesus, o Unigênito do Pai, diz ao cego: “Eu quero, sê purificado” (Mt 8,3). “Como o Pai ressuscita os mortos e os faz viver, também o Filho dá a vida a quem quer” (João 5, 21).

O Evangelista João diz que “no princípio o Verbo era Elohim” (Jo 1,1-3) e que tudo foi feito por meio d`Ele e que nada foi criado sem Ele. A Palavra criadora do Gênesis – “e Elohim disse” – é a mesma do Segundo Testamento. São Paulo diz em Colossenses: “Porque n’Ele foram criadas todas as coisas” (1, 16). E o mesmo Apóstolo diz aos Romanos: “Porque tudo é d’Ele, por Ele e para Ele. A Ele a glória pelos séculos!”. (Rm 11,36).

Há no primeiro livro das Escrituras Sagradas quatro sentidos para o verbo CRIAR, sendo o primeiro (Gn 1,1) o de criar ex-nihilo, ou seja, a partir de nada; o segundo sentido (Gn 1,7) significa criar (Asa) a partir de alguma coisa; o terceiro significado de criar (Gn 2,7 = Yatsar) dá a ideia de modelar algo, como faz o oleiro; o quarto e último sentido de criar, em Gênesis (2,2), é Banáh, que dá a entender construir sobre.

Excetuando-se o primeiro significado, todos nós somos também criadores ou co-criadores, pois criamos a partir de uma matéria prima, modelamos, plastificamos a realidade como senhores, em mandato divino: “Crescei, enchei a terra e a submetei” (Gn 2, 28).

O Deus-Oleiro, do segundo capítulo de Gênesis (2,7), que modelou o homem a partir da argila do solo, pode nos dar a entender que a Criação pode ser concebida como algo em evolução; um ser inanimado, de barro, ganha, com o tempo, o Spiritus ou Sopro divino e se torna um ser vivente, evolui.

Os cientistas da atualidade, sobretudo os das ciências biológicas e da medicina, a partir de algumas células são capazes de reproduzir um órgão inteiro. Esses cientistas, no entanto, têm um grande sonho: construir a matéria orgânica, não simplesmente transformá-la. Com esse intuito, investem bilhões e bilhões de dólares e de euros em instrumentos como o Large Hadron Collider, LHC – o grande acelerador de partículas, de 27 km, localizado na fronteira franco-suíça.
Prof.Ismar Dias de Matos. E-mail: prof.ismar@terra.com.br

Um comentário:

  1. Mais uma vez, muito pertinente sua reflexão, Padre! Também gosto muito dessa meditação sobre o verbo "criar" no AT.
    Creio que já tivemos oportunidade de falar um pouco sobre isso nas aulas do semestre passado. No meu onomástico religioso, que reflete o projeto pessoal de vida, a Trindade representa esse contínuo criar de Deus em nossa história. Esse "criar" de Gênese, de Ezequiel e do Salmo 50 também. O Deus que "cria" "re-cria", "renova/purifica" e nos põe no meio do jardim, lá onde está a fonte, manancial que é a intimidade com Ele mesmo em seu excelso mistério de ser Trindade, comunidade de amor!
    Obrigado pela partilha, Padre Ismar!

    ResponderExcluir