quinta-feira, 30 de outubro de 2008
ORA PRO NOBIS
O ora pro nobis (pereskia aculeata), do latim “orai por nós”, é uma planta cactácea, trepadeira (seus ramos não crescem eretos), com muitas folhas suculentas e comestíveis, que nasce em formato de moita. Tem grandes espinhos podendo ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol. A propagação se dá por estacas. Dizem que seu nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: rogai por nós. O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas Claude Fabri de Pereisc (1580-1637). Já o termo “aculeata” vem do latim e significa espinho, agulha.
É uma planta rústica, resistente à seca, própria de clima tropical e subtropical. Desenvolve em diferentes tipos de solo e não é exigente em fertilidade, porém adapta-se melhor a locais onde haja luz plena. Pode ser propagada por sementes ou estacas (ramos não muito jovens de outra planta, com 10 a 12 cm de comprimento), acomodadas em solo afofado, a três ou quatro centímetros de profundidade, mantendo-se a umidade do solo para facilitar seu desenvolvimento. As estacas enraízam com facilidade. Para conseguir folhas sempre novas e tenras o ano todo, faz-se podas leves a cada três meses. No início das chuvas a planta brota com maior vigor.
Após a floração, o ora pro nobis produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas, entre os meses de junho e julho. A variedade tem flores brancas, suas folhas podem ser ingeridas refogadas ou mesmo cruas, as flores também são comestíveis. Serve para alimentação animal, in natura ou na ração.
O fruto, alaranjado quando maduro, possui espinhos. Muito rica em lisina, é conhecida também como "carne de pobre". É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves.
Usa-se a folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate a fome. É importante lembrar que nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas. As folhas do ora pro nobis, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico.
Fontes: Acessadas em 26/10/2008:
http://www.melissotroficas.com.br/orapronobis/ora_03.asp
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A03orapronobis.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora-pro-nobis http://www2.ufla.br/~wrmaluf/bth037/bth037.html
Assinar:
Postagens (Atom)